terça-feira, 10 de novembro de 2009

Perda de Carga Distribuída e Localizada

Para o cálculo da perda de carda distribuída (Hpd) são utilizadas expressões determinadas com base experimental. Uma equação, muito utilizada, é a Equação de Darcy-Weisbach, que relaciona o comprimento do tubo (L), diâmetro do tubo (D), velocidade média do escomento do fluido (V), a aceleração da gravidade (g) e o fator de resistência ao escoamento (ou fator de atrito), relacionado ao regime do escoamento (laminar ou turbulento).

Hpd = f.(L/D).[(V^2)/(2g)]

Para o cálculo da perda de carga localizada (Hpl), relacionada a singularidade do circuito, são os causadores de aparecimento ou aumento de turbulências no escoamento do fluido, responsável pela dissipação adicional de energia. A equação básica para a perda de carga localizada é a seguinte:

Hpl = k.[(V^2)/(2g)]

onde:
- V: velocidade média no conduto onde está inserida a singularidade (ou restrição no circuito);
- k: coeficiente determinado experimentalmente;
- g: aceleração da gravidade.

A união destas duas equações permite compararo valor de k com o produto [f.(L/D)], que apresenta-se da seguinte forma: k=f.(L/D)

Desta forma é possível organizar uma tabela em que, uma vez fixado o material da tubulação e o seu diâmetro, apresenta o comprimento equivalente (Leq) desta tubulação a singularidade nela inserida:

Leq = k.(D/f)

Nenhum comentário:

Postar um comentário